Dois livros muito especiais para animar os jovens leitores na volta às aulas

27/01/2020
Preparando os filhos e filhas para voltar para a escola e à rotina? Nem sempre é fácil animar  a garotada depois de um tempo tão gostoso de férias. Por isso mesmo, trouxemos hoje duas sugestões de livros muito especiais, que podem ajudar os leitores mais jovens -- acima de 8 anos -- a entrar de novo no clima da sala de aula. Além disso, as duas obras tratam, com humor e delicadeza, de temas conhecidos dos pré-adolescentes, como a vontade de fazer parte do grupo e o respeito às diferenças. Dá uma olhada:

1- Todo mundo é misturado

Autora: Beth Cardoso Temas: Convivência social / Identidade / Geografia / Amizade Faixa Etária: A partir de 8 anos
Pablo, o novo menino da classe de Júlia, é boliviano. Curiosa, ela logo quer saber mais sobre ele, mas seus colegas  não tem uma opinião tão favorável sobre o aluno novo que veio de longe. Uma série de mal-entendidos e palavras trocadas em português e espanhol armam um cenário nada amigável para Pablo. Será que Júlia conseguirá ajudar o novo amigo e fazer todos entenderem que, no fundo, somos todos “misturados”? >>POR QUE LER: Finalista do Prêmio AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) na categoria Texto Literário Juvenil, a obra trata de um tema contemporâneo -- a diversidade -- mantendo em foco experiências comuns do ambiente escolar.

///

2- Patacoadas

Autora: Patricia Auerbach Ilustradora: Patricia Auerbach Temas: Humor / Adolescência Faixa Etária: A partir de 8 anos Quem nunca esqueceu o que não podia esquecer? Quem nunca se arrependeu de não ter ido ao banheiro na hora do recreio? Nestas divertidas histórias a autora Patricia Auerbach reconta, com leveza e bom humor várias “patacoadas” da sua infância e juventude. >>POR QUE LER: Primeiro livro para jovens da premiada Patricia Auerbach -- de O jornalO lençoA garrafa -- esta divertida obra é composta por diversas crônicas com as quais os pré-adolescentes se identificam de imediato.

///

De quais livros você se lembra quando pensa na sua adolescência?
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog