Indicações femininas
Algumas dessas obras foram indicadas por mulheres da nossa equipe ou por especialistas que colaboraram com a gente e indicaram livros para outros posts. Você já leu alguma delas? Confira, abaixo, que lista potente:1) Os tesouros de Monifa
Autora: Sonia Rosa Ilustradora: Rosinha Temas: Pluralidade cultural / Conto / Cartas e bilhetes / Humanos / Identidade / Relacionamento familiar / África / Árvore genealógica / Nações / Dia dos Avôs e Avós / Dia Nacional da Consciência Negra / Liberdade Faixa Etária: a partir de 5 anos Como raríssimas vezes se viu na literatura infantil e juvenil brasileira, Os Tesouros de Monifa fala do encontro de uma brasileirinha afrodescendente com sua tataravó, Monifa, que chegou aqui vinda lá do outro lado do oceano, em um navio negreiro. Mesmo escrava, aprendeu a escrever e, por meio das letras que aprendeu, deixou “para os meus filhos e os filhos dos meus filhos!” o maior de todos os tesouros que alguém pode herdar. >>POR QUE LER: Ganhador do selo Acervo Básico, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o livro de Sonia Rosa com ilustras da Rosinha coloca o foco nas relações familiares, na identidade e na força de uma mulher que, com suas palavras e sua história, superou obstáculos, limites, tempo e gerações. >>LENDO EM SALA: Se você é educador/a, bibliotecário/a, mediador/a de leitura, venha dar uma olhada no material de apoio ao professor, escrito por Celinha Nascimento. Ela reflete sobre a obra e sugere diversas atividades e reflexões para trabalhar o livro com as crianças.Ilustração de Rosinha, em Os tesouros de Monifa, de Sonia Rosa (texto)
///
2) Amélia e o peixe
Autora / Ilustradora: Helga Bansch Tradutor: José Feres Sabino Temas: Defesa dos animais / Amizade / Respeito às diferenças Faixa Etária: A partir de 3 anos Em seu primeiro dia à beira-mar, Amélia se sente intimidada pelo novo ambiente: as ondas e o cheiro da maresia a deixam um pouco desconfortável. A súbita aparição de um simpático peixinho, que se transforma num colega de brincadeiras, deixa-a mais à vontade. Mas quando a menina decide tomar o peixe para si, precisa aprender os limites e as diferenças entre afeto e posse. >>POR QUE LER: Com ilustrações delicadas, aquareladas principalmente em cores pastel, e que enfatizam as expressões de Amélia e de seu novo amigo, essa obra da autora austríaca Helga Bansch tematiza o sentimento de posse e o respeito nas relações de um jeito lúdico, porém profundo e sensível.///
3) A princesa que tudo sabia... menos uma coisa
Autora: Rosane Pamplona Ilustrador: Dino Bernardi Junior Temas: Adivinhação / Pluralidade cultural / Humanos / Princesas / Astúcia / Amor / Liberdade Faixa Etária: A partir de 5 anos Em perfeita harmonia com as lindas ilustrações de Dino Bernardi Junior, Rosane Pamplona vai lá no fundo de nossa memória resgatar as instigantes, desafiadoras e divertidas charadas, adivinhas e enigmas que tanto povoaram nossa infância. Uma viagem encantadora e inteligente pelo fascinante mundo do saber, da descoberta, do conhecimento. E não há como deixar de ficar pensando. >>POR QUE LER: Na história, uma princesa se recusa a se casar com qualquer príncipe: ela quer escolher um pretendente que saiba muito, tanto quanto ela. Inteligente e decidida, essa adorável menina nos leva por uma viagem divertidíssima pelos jogos orais e pela memória cultural brasileira. >>LENDO EM SALA: Assinado por Marta Mo Pinto Ferraz, esse projeto de leitura com as crianças na escola frases populares, parlendas e outros jogos orais como pano de fundo para trabalhar o livro.///
4) A árvore - os três caminhos
Autora / Ilustradora: Janaína Tokitaka Temas: Ética / Aventura / Meio ambiente / Pluralidade cultural / Ficção / Autoestima / Criatividade / Relacionamento familiar / Artes / Política / Sustentabilidade / Tecnologia / Dia da Árvore / Amizade Faixa Etária: A partir de 9 anos Sofia não esperava a reviravolta que iria acontecer na sua vida ao conseguir abrir, finalmente, a porta misteriosa no casarão de seu avô. Lá dentro, deparou-se com uma grande árvore no centro de uma instigante biblioteca e foi recepcionada por um exótico corvo albino, que a informou sobre uma importante missão. Sofia descobriu que aquela era a Árvore da Vida, essencial para a manutenção da vida na Terra, e que a mesma estava muito debilitada. >>POR QUE LER: Essa é uma ficção fantástica juvenil nacional, que toca temas profundos -- como memória, envelhecimento, sentido da vida -- numa narrativa fluida, daquelas gostosas de ler. O livro é de uma das mais talentosas escritoras de sua geração, a premiada Janaina Tokitaka. Se ainda não conhece o trabalho dela, fizemos um Brinque-Book Brinca inspiradíssimo em que ela fala de sua infância, rotina, trabalho e até de banho de banheira ;-)///
5) Poliana
Autora: Eleanor H. Porter Tradutora e adaptadora: Marisa Lajolo Temas: Relacionamento familiar / Convivência social / Otimismo / Cotidiano / Religião / Perseverança / Solidariedade / Amizade Faixa Etária: A partir de 8 anos A menina Poliana, com apenas 11 anos, tem muito a ensinar. Após a morte dos pais, ela foi viver com sua severa tia Polly. A mudança foi inesperada para as duas, mas Poliana com seu jeito doce conquistou a todos ao seu redor. No clássico da literatura para jovens leitores, escrito em 1913, é emocionante ver como uma garotinha com uma brincadeira simples – o Jogo do Contente – pode enxergar o lado bom de todas as situações, mesmo quando os outros não conseguem. Aqui é a forte e corajosa menina protagonista que irá mostrar a todos da cidade a importância da solidariedade, do amor ao próximo e de uma atitude positiva em relação à vida. >>POR QUE LER: O best-seller mundial agora chega à Escarlate com tradução e adaptação da renomada crítica literária, autora e professora Marisa Lajolo, que conversou com a gente sobre essa obra. O projeto gráfico, leve e moderno, é assinado pela premiada designer Ana Matsusaki. >>LENDO EM SALA: Clara de Cápua desenvolveu um projeto instigante, em acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que contempla disciplinas como Arte, Geografia, História e Português. A indicação é trabalhar a obra no Fundamental I e II.///