Para crianças, livro narra origem do universo e da vida com humor e irreverência

27/03/2020
Era uma vez um universo que cabia todinho dentro de uma laranja! Um dia, essa laranja-universo explodiu, num grande BANG!

Depois da explosão, pequenos pedacinhos de tudo o que existe foram se juntando. Imagem de Como eu cheguei aqui?, de Philip Bunting

No tempo em que você demora para tomar um sorvete, esse BANG gerou todos os pedacinhos minúsculos que compõem todas as coisas e seres que existem. Esses pedacinhos foram se unindo e, aos pouco, viraram estrelas, planetas, pequenos seres vivos na Terra e, depois de milhares de anos, viraram os bichos, as plantas e nós. Ufa, essa é uma biografia resumida de Como eu cheguei aqui?, lançamento da Brinque-Book, que leva aos pequenos curiosos  as explicações mais cientificamente aceitas sobre as origens: do universo, dos planetas, da vida na Terra, da humanidade e, claro, a origem do próprio leitor! ;-)

Na Amazon e na Crescer

A obra conta essa história complexa de forma tão, mas tão bacana, que foi indicada em uma matéria sobre livros informativos da revista Crescer, edição de agosto de 2020. Também é o mais vendido na Amazon, onde está com 30% de desconto ;-)

Dos pedacinhos do universo aos... bebês? Imagem de Como eu cheguei aqui?, de Philip Bunting

Com ilustrações irreverentes e diálogos bem-humorados em balões, como os das HQs, a obra do premiado inglês Philip Bunting dialoga com a curiosidade natural das crianças sobre todos esses temas. Mais do que dar respostas, o autor quer é provocar perguntas. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=duUrYU8d_Zo[/embed]

Conheça um pouco mais da obra aqui nesse irreverente booktrailer! Só dar o play! :-)

O humor, traço do autor, aparece em diversos momentos do livro. Seja na laranja achando "esquisito" o tamanho do universo antes do Big Bang. Seja nas legendas que explicam quando exatamente os seres vivos começaram a ter olhos: repare lá como o autor conta esse momento!

Os olhos, nesse momento da evolução, são meramente ilustrativos! Imagem de Como eu cheguei aqui?, de Philip Bunting

Para o autor, a leitura precisa ser divertida e prazeroso, desde cedo, para que as crianças sempre associem ler e conhecer a prazer -- e se tornem ávidos leitores, curiosos e "perguntadeiros".

Livro informativo para crianças

Para a especialista em literatura infantil Ana Garralón, pesquisadora espanhola que vem dedicando-se principalmente aos livros informativos para pequenos leitores, esse tipo de obra aguça a curiosidade das crianças. E tem ainda a vantagem de trazer informações de acordo com o interesse delas. Nos informativos, vão autonomamente em busca daquilo que querem saber, que têm prazer em descobrir. Quer melhor forma de aprender do que essa? Ana Garralón já esteve aqui no blog, quando resenhamos seu Ler e saber, que fala justamente de livros informativos para crianças, com várias dicas de como apresenta-los aos pequenos

Prepare-se para perguntas

Esse livro, como deseja o autor, deve encher você de perguntas: sim, é muito provável que seu filho e sua filha, a cada leitura, fiquem mais curiosos sobre o tema.

Partículas se acharam, se curtiram, se ligaram e... fizeram tudo o que existe! Imagem de Como eu cheguei aqui?, de Philip Bunting

Uma ideia é aproveitar essa curiosidade para dar asas à imaginação dos pequenos. O livro termina bem irreverente, sugerindo criaturas que não existem. Que tal embarcar nesse clima e sugerir que as crianças criem respostas -- e desenhos -- para suas próprias perguntas? Você vai se surpreender como as teorias delas muitas vezes fazem todo o sentido. E, claro, entre uma teoria provisória e outra, vale mostrar mais livros que ajudem a fazer novas boas perguntas. Afinal, é assim que funciona a ciência! ;-)

///

E você? Conte para a gente quais as perguntas mais bacanas que você tem ouvido dos pequenos.  
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog