Coelhos da literatura para conhecer já!

30/03/2024

Este coelhos não entregam ovos, nem produzem chocolate. Mas fazem tantas coisas incríveis nos livros infantis, e mudam tantos rumos das histórias, que dedicamos a eles essa seleção especial pré-Páscoa. Veja quem são os coelhinhos mais marcantes da literatura infantil:

Bibo

Ilustração de Bibo no Sítio, de Silvana Rando

Entre uma sonequinha e outra, o coelhinho Bibo, criado por Silvana Rando, mostra o encanto das pequenas descobertas em um cotidiano aparentemente banal - e assim, se conecta com os leitores bem pequenininhos. O coelho se entretém com os cheiros e as cores ao fazer as compras com sua mãe em Bibo no Mercado (Companhia das Letrinhas, 2024). Curte um dia à beira-mar com direito a encontro com siri em Bibo na praia (Companhia das Letrinhas, 2024). Faz uma visita aos avós, ajudando a cuidar dos animais e descobrindo o ritmo da vida no campo em Bibo no sítio (Companhia das Letrinhas, 2023). E, finalmente, mostra como pode ser intenso um dia na escola, se dividindo entre brincadeiras, colegas e momentinhos de descanso em Bibo na escola (Companhia das Letrinhas, 2023).

LEIA MAIS: Bibo, o coelhinho que dialoga com os pequeninos

Cristina Brinca

Capa de Cristina Brinca, da Brinque-Book

Em Cristina brinca (Brinque-Book, 2024), de Micaela Chirif e Paula Ortiz, a coelha Cristina parece se divertir em meio a pequenezas. O botão perdido atrás da cortina. O vaso de flor. Uma xícara. Quando a noite cai, ela se aventura no escuro, dança com os vagalumes e não larga as mãos da sua menina - mostrando como são profundos os laços que unem as crianças aos seus brinquedos mais queridos. Uma viagem tocante e cheia de imaginação.

O coelho, o escuro e a lata de biscoitos

O coelho desta história, criada por Nicola O'Byrne, não quer saber de dormir. Cair no sono? Nada disso. Então, ele tem uma ideia sem precentes: resolve trancar o escuro dentro de uma lata de biscoitos. Mas a jornada de O coelho, o escuro e a lata de biscoitos (Brinque-Book, 2021) mostra justamente que o breu não é o único responsável por nos fazer cerrar as pestanas... e que é super importante para tantos outros animais. 

As aventuras de Pedro Coelho

Capa do livro As aventuras de Pedro Coelho, de Beatrix Potter

Há mais de cem anos esse coelhinho vem encantando crianças no mundo todo. Criado pela inglesa Beatrix Potter (1866-1943), Pedro Coelho aparece no livro As aventuras de Pedro Coelho (Companhia das Letrinhas, 2014) em quatro narrativas diferentes: “A história de Pedro Coelho”, “A história do coelho Benjamin”, “A história dos coelhinhos Flocos” e “A história do sr. Raposão”. 

LEIA MAIS: Livros para embalar o sono dos pequenos

 

Mônica é daltônica?

Capa do livro Mônica é daltônica, de Mauricio de Sousa e Odilon Moraes

Ele pode não ser o personagem principal, mas está sempre no centro de todas as tramas da Turma do Limoeiro - e em Mônica é daltônica? (Companhia das Letrinhas, 2015), não seria diferente. Sansão, o coelhinho da Mônica, é o maior alvo dos planos mirabolantes de Cebolinha. Como nunca consegue roubá-lo, acaba sofrendo com as coelhadas da Mônica. Neste livro, no entanto, quem faz um plano infalível é Zé Luís, nesta que é a primeira história publicada na revista da Mônica, em 1970, e ilustrada nessa edição especial por Odilon Moraes.

 

O coelhinho que queria dormir

Capa do livro O coelhinho que queria dormir, com ilustrações de Silvana Rando

Roger tinha muito sono, mas não conseguia pegar no sono. Sua mãe, a coelha, decide, então, levá-lo ao Senhor dos Bocejos para descobrir porque o coelhinho tem tanta dificuldade para dormir e como driblar essa resistência. Se algum pai ou mãe se identifica, este livro tem a intenção de ajudar a fazer qualquer criança dormir. Contada com a entonação e usando certas palavras, o terapeuta sueco Carl-Johan Forssén Ehrlin promete levar crianças ao relaxamento e ao tão esperado sono com O coelhinho que queria dormir (Companhia das Letrinhas, 2015).

 

Lolô

Capa do livro Lolô, sobre um lobo que é amigo de um coelho

Lolô (Companhia das Letrinhas, 2013) é um lobo que tem como melhor amigo um coelho, o Tom. O que eles não sabem é que coelhos e lobos não são exatamente amigos – e que lobos podem ser bem assustadores para os pobres coelhinhos. E é numa brincadeira um pouquinho exagerada que a amizade dos dois vai ser testada.  

 

Cabumm!

Capa do livro Cabumm!, sobre a amizade de um coelho e um passarinho

Em Cabumm! (Companhia das Letrinhas, 2001) personagem principal é um passarinho, mas é um coelho que vai fazer toda a diferença na vida dele. Segismundo é o pássaro que despenca do ninho quando tenta voar pela primeira vez e, traumatizado, só sabe piar “cabumm!”. E Carlos Gustavo, o coelho, é quem vai ajudar a ave a superar o trauma, voltando ao dia em que esse acidente aconteceu. Um livro para todo mundo sentar no divã e pensar nos próprios “cabuns”. 

 

LEIA MAIS: O universo transgressor de Beatrix Potter

 

 

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog