Já "maratonamos" séries, filmes, lives e até podcasts. Que tal a gente maratonar livros? Boa ideia quando se tem crianças em casa cheias de tempo livre, não?
Livros para "maratonar"
Leituras em série para o leitor engatar um livro noutro. Imagem: Babá de Dragão, de Josh Lacey (texto) e Garry Parsons (ilustrações)
Para uma maratona literária dar certo, o principal pré-requisito são livros em série! Daqueles com continuação ou daquele tipo que uma leitura puxa a outra.
Você tem uma série do coração para compartilhar com seus pequenos?
O
bacana das leituras que puxam outras é manter sempre o hábito e vontade de ler nos leitores em formação. Muito importante, não?
Livros para "maratonar" com os pequenos
Selecionamos cinco livros em série (ou de coleções) que vão animar as crianças -- em todas as idades ;-)
Autora: Patricia Auerbach
Ilustradora: Patricia Auerbach
Temas: Livro de imagem / Narrativa visual / Humanos / Criatividade / Imaginação / Relacionamento familiar / Brincadeiras
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Nessa série com três livros-imagem impressionantes, a ilustradora premiada Patricia Auerbach mostra o que o brincar das crianças pode fazer com três materiais: um jornal, um lenço de tecido e garrafas PET.
>>POR QUE LER:
O jornal, ganhou prêmio de melhor livro-imagem da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
O lenço levou o selo
Acervo Básico, também da FNLIJ. Já
A garrafa vai na mesma linha, mudando o objeto não estruturado que convida à brincadeira.
Um dos pontos de destaque dessa série é contar, sem usar palavras, o quanto as crianças podem criar com materiais simples.
LEIA MAIS: Procurando ideias de brincadeiras para seus pequenos? Tente os tecidos!
Leitores se identificam, claro, e logo surgem mil brincadeiras. A própria autora já contou que se inspirou nos filhos para criar essas obras e, no vídeo abaixo, mostra como fazer um barco, uma espada e um chapéu!
[embed]https://youtu.be/Biygr9q0V1Y[/embed]
***
Autor: Stephen Michael King
Ilustrador: Stephen Michael King
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Conto / Animais / Convivência social / Cotidiano / Respeito às diferenças /Amizade
Faixa Etária: A partir de 2 anos
A história começa no primeiro livro,
O caracol e a tartaruga são amigos, com a amizade inusitada entre um caracol, que gosta de lugares secos e protegidos, e uma tartaruga, que adora água.
Amizade em série, com a delicadeza dos traços sensíveis de Stephen Michael King. Imagem: O caracol e a tartaruga são amigos, de Stephen Michael King
No segundo livro,
O caracol e a tartaruga em dias chuvosos, acompanhamos os dois amigos enfrentado juntos dias muito chuvosos, que animam a tartaruga, mas são assustadores para o pequeno caracol.
A tartaruga recolhe as folhas para proteger e animar seu amigo caracol. Imagem: O caracol e a tartaruga em dias chuvosos, de Stephen Michael King
>>POR QUE LER: Do premiado australiano Stephen Michael King, as duas obras focam na amizade e em como as diferenças podem aproximar -- ao invés de afastar -- nas relações em que o afeto é a ligação mais forte.

Stephen, dono de traços, ideias e tintas muito sensíveis, é especialista em falar com crianças sobre as coisas do coração.
Ele esteve no Brasil em 2018, a convite da
Brinque-Book. Abaixo, você pode ver um trecho de uma conversa muito bacana dele com sua tradutora, Gilda de Aquino.
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=wS5U0GXW2d0[/embed]
***
Livros para "maratonar" com os mais crescidinhos
As crianças por aí já estão chegando naquela fase pré-adolescente? Leem sozinhas? Se interessam mais por aventura? Ok, a lista a seguir é para elas.
Autor: Jonny Duddle
Ilustrador: Jonny Duddle
Tradutor: Alexandre Boide
Temas: Amizade / Piratas / Solidariedade / Cooperação
Faixa Etária: A partir de 8 anos
São quatro livros --por enquanto-- que contam as aventuras da família Bandeira-Pirata, da destemida Matilda e do pirata Jim Junior.
E o tema não poderia interessar mais aos jovens leitores: aventura, piratas, monstro, mistério, mar...
Os Bandeira-Pirata e o Galeão Assombrado abre a série. Em noite de lua cheia, uma enigmática embarcação assusta o lugarejo de Mar Nublado. Matilda, corajosa moradora da cidade, vai com a família e seu amigo Jim investigar esse mistério.
Matilda e Jim Junior na primeira aventura. Imagem: Os Bandeira-Pirata e o Galeão Assombrado, de Johnny Duddle
Já na segunda aventura,
Os Bandeira-Pirata e a Caverna da Perdição, um tesouro com poderes mágicos enfeitiçou os Bandeira-Pirata, e Matilda é a única que pode ajudá-los a escapar.
Nessa aventura, até cachorros e gatos têm seu papel. Imagem: Os Bandeira-Pirata e a Caverna da Perdição, de Johnny Duddle
No livro seguinte, a família bucaneira, sua filha corajosa e o jovem pirata Jim Junior embarcam em mais uma aventura para alcançar um certo tesouro, depois um misterioso convite. Tudo isso em
Os Bandeira- Pirata e o Ouro do Monstro.
Será que os aventureiros caíram numa emboscada? Imagem: Os Bandeira-Pirata e o Ouro do Monstro, de Johnny Duddle
No quarto livro da série --
Os Bandeira-Pirata e o flautista bucaneiro --, Matilda e Jim Junior precisaram desvendar o misterioso desaparecimento das crianças de Céu-Nublado depois da chegada de um estranho pirata na cidade.
LEIA MAIS: Para ler com os mais velhos - dicas inspiradas no novo livro Bandeira-Pirata
A obra é divertidamente inspirada em
O flautista de Hamelin, conto clássico alemão compilado pelos irmãos Grimm.
>>POR QUE LER: Repleta de aventura e de mistério, essa série traz todos os personagens mais simbólicos das aventuras de pirata, de que os jovens leitores tanto gostam.
Humor e referências se misturam a ilustrações na medida para complementar o texto, que é fluido, daqueles que prendem a atenção até o final.
***
Autora: Luciana Sandroni
Ilustrador: Eduardo Albini
Temas: Meio ambiente / Relacionamento familiar / Defesa dos animais
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Série brasileira que mistura referências a mestres da cultura brasileira, um toque de Monteiro Lobato e muita história a uma família singular: a família Manso e sua filha, Ludmila, uma jovem corajosa e irreverente.
São quatro os títulos, cada um explorando um tema atual, interessante aos jovens leitores e, ao mesmo tempo, repletos de curiosidades históricas sem cair no didatismo...
Ludi vai à praia, o primeiro deles, tem o meio-ambiente e a despoluição da Baía de Guanabara como pontos de partida.
Já
Ludi na chegada e no bota-fora da família real faz graça com a vinda dos portugueses para o Brasil em 1808.
Na sequência, acompanhamos a história hilária e verdadeira da vinda da biblioteca real para o Brasil em
Ludi e os fantasmas da biblioteca nacional.
Depois, a família Manso vai parar da Floresta da Tijuca na época do Império em
Ludi na Floresta da Tijuca.
>>POR QUE LER: A narrativa fluida de Sandroni é gostosa de ler, e a aventura e o humor acompanham a desastrada família Manso, que vive metida em confusão. Ludi é uma típica pré-adolescente com a qual os jovens leitores podem se identificar com facilidade.
***
Autor: Josh Lacey
Ilustrador: Garry Parsons
Tradutor: Alexandre Boide
Temas: Conto / Humor / Animais de estimação / Convivência social / Tecnologia / E-mail / Seres fantásticos / Dragões
Faixa Etária: A partir de 8 anos
“Querido tio Morton. É melhor você pegar um avião agora mesmo e voltar para cá. Seu dragão comeu a Jemima”. Parecia fácil: Edward tinha que cuidar do animal de estimação fora do comum de seu tio Morton por uma semana enquanto ele estava de férias. Mas logo a geladeira ficou vazia, as cortinas pegaram fogo e o carteiro saiu correndo pelo jardim!
No segundo livro da série,
Babá de Dragão - Decolando, Ziggy desaparece. Será que vão reencontrá-lo? E em que condições? Em
Babá de Dragão - a ilha, Edward e a família vão para a casa do tio, na Escócia. Por lá, reencontram não apenas os dragões já conhecidos, mas também uma outra criatura bem diferente.
>>POR QUE LER: O primeiro da série de três livros, chamado
Babá de Dragão, ficou entre os finalistas do
Roald Dahl Funny Prize 2012. Todo escrito em formato de e-mails e tratando de um tema que a molecada mais velha ama, deu origem à sequências igualmente deliciosas, divertidas e hilárias.
***
E
você? Conte o que tem "maratonado" por aí!