Do sofá: Itaú Cultural realiza mostra on-line de animação para crianças

20/05/2020
Prepare a pipoca, diminua a luz da sala, pegue o edredom! Vai até dia 10 de junho a Mostra de Animação para Crianças, realizada pelo Itaú Cultural, gratuita e on-line, olha que máximo!

Frame do filme Lipe, Vovô e o Monstro, em cartaz na Mostra de Animação para Crianças

A seleção apresenta 10 curtas brasileiros de animação, que podem ser vistos diretamente do seu sofá, sem sair de casa ;-) Essa são obras realizadas por artistas de diversos estados brasileiros, com temas e técnicas diversas, levando as famílias e crianças a um delicioso passeio pela produção audiovisual e pelo Brasil. Os filmes exploram, de forma muito lúdica, o olhar infantil, tão criativo e imaginativo. Todas as obras têm indicação livre e podem ser vistas online e gratuitamente neste link.

Da floresta ao começo do mundo

Entre os temas, você pode acompanhar com as crianças curtas muito diversos... Há histórias que falam das culturas indígena, da africana; outras focam as relações de amizade e afeto e o poder imaginativo das crianças. E outros que, delicadamente, passam mesmo por tópicos mais duros, como a seca. Veja abaixo as obras disponíveis, conheça a descrição delas feita pelo Itau Cultural e acesse os links para assistir aos filmes com os seus pequenos ;-)

Caminho dos Gigantes

(Alois Di Leo, São Paulo, 2016,12 minutos) [livre para todos os públicos] Em uma floresta de árvores gigantes, uma menina indígena desafia o seu destino para entender o ciclo da vida. >>Venha por aqui e dê o play!

///

Lipe, Vovô e o Monstro

(Felippe Steffens e Carlos Mateus, Porto Alegre, 2016, 8 minutos) [livre para todos os públicos] Um menino vai passar o fim de semana no sítio dos avós. Durante uma pescaria, ele conhece um segredo de seu avô e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade. >>Venha por aqui e dê o play!

///

Menina da Chuva

(Rosaria, Rio de Janeiro, 2010, 6 minutos) [livre para todos os públicos] Bonecas vermelhas para as meninas vermelhas, bolas azuis para os meninos azuis. >>Venha por aqui e dê o play!

///

Meu Melhor Amigo

(Laly Cataguases, Belo Horizonte, 2018, 14 minutos) [livre para todos os públicos] Em uma viagem poética, um solitário menino dá vida ao seu melhor amigo. >>Venha por aqui e dê  o play!

Frame do filme Meu Melhor Amigo, em cartaz na Mostra de Animação para Crianças

///

No Caminho da Escola

(Alunos do projeto de animação do Instituto Marlin Azul, Vitória, 2017, 9 minutos) [livre para todos os públicos] No caminho da escola, uma menina faz uma viagem alucinante por planetas imaginários e perde a primeira aula. >>Venha por aqui e dê o play!

///

Òrun Àiyé: a Criação do Mundo

(Jamile Coelho e Cintia Maria, Salvador, 2015, 12 minutos) [livre para todos os públicos] Òrun Àiyé mostra a trajetória de Oxalá (Carlinhos Brown) em sua missão para criar o Mundo. >>Venha por aqui e dê o play!

///

Para Vler Poesia

(Andrei Miralha e Marcílio Costa, Belém, 2014, 4 minutos) [livre para todos os públicos] O olhar da infância transformando poeticamente o mundo ao redor. Um garoto usa a imaginação para compreender as coisas, criando um universo muito particular em que a poesia é a ferramenta de encantamento de sua realidade amazônica: os barcos, os animais e a chuva. >>Venha por aqui e dê  o play!

///

Quando a Chuva Vem?

(Jefferson Batista, Carpina, 2019, 8 minutos) [livre para todos os públicos] A seca que assolou o Nordeste do Brasil entre os anos de 1979 e 1985 marcou para sempre a vida da população sertaneja do estado de Pernambuco. O grande período sem chuva levou a população a um quadro de pobreza e abandono. Em uma das poucas famílias que resistiram crescia uma criança sem ver ou sentir a beleza da chuva. >>Venha por aqui e dê o play!

///

Viagem na Chuva

(Wesley Rodrigues, Goiânia, 2014, 13 minutos) [livre para todos os públicos] A chuva, assim como o circo, percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando os dois se vão, ficam as lembranças. >>Venha por aqui e dê o play!

///

Vivi Lobo e o Quarto Mágico

(Isabelle Santos e Edu M. Z. Camargo, Curitiba, 2019, 13 minutos) [livre para todos os públicos] Muito prazer! Meu nome é Vivi Lobo. Esta história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, como humanos, como meninas. >>Venha por aqui e dê o play!

///

Depois volte para contar para a gente de qual você e as crianças gostaram mais! ;-)    
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog