Livros informativos imperdíveis para responder e estimular os porquês!

14/08/2020
Na edição de agosto de 2020, a Crescer fez uma reportagem super bacana sobre a relação das crianças com os livros informativos. Diz a matéria que, segundo um estudo publicado em uma revista científica, a Frontiers in Psychology, os pequenos preferem as obras que explicam o funcionamento das coisas e respondem a perguntas.

De onde eu vim? Por que o sol é amarelo? Do que são feitas as nuvens? Por que chove? Por que a água molha? ;-) Imagem: Como eu cheguei aqui?, de Phillip Bunting

Levanta a mão quem tem um pequeno explorador curioso em casa, que passa o dia fuçando, testando e querendo descobrir os porquês _o/

Seleção de informativos incríveis

Nessa mesma reportagem, a revista faz uma breve seleção de obras informativas para seu pequeno leitor e, entre elas está Como eu cheguei aqui?, de Phillip Bunting, lançamento do começo do ano da Brinque-Book. A obra é tão especial -- divertida e cheia de informação -- que já é a mais vendida na Amazon! E está com 30% de desconto por lá. Inspirados por essa conversa (e também porque amamos os informativos para crianças, êta quanta maravilha dá pra fazer para esses leitores tão curiosos e interessados!), fizemos nosso própria seleção, que tem, claro, o livro do Phillip Bunting abrindo a lista:

1) Como eu cheguei aqui?

Autor e ilustrador: Philip Bunting Tradutor: Gilda de Aquino Temas: Teoria Big Bang / Origem do universo / Identidade / Evolução das espécies / Cidadania / Responsabilidade / Respeito às diferenças / Humor Faixa Etária: A partir de 4 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente) Como eu cheguei aqui? Para responder a essa pergunta, o livro traça a sua história desde o Big Bang (teoria que explica a origem do universo) até o seu nascimento. A tarefa não é fácil, mas, com muita graça e simplicidade, nosso autor começa a apresentar a formação das estrelas, do sistema solar, do planeta Terra, dos primeiros seres vivos até chegar a você. No correr da leitura, o leitor, que também é personagem, descobre que todos os seres humanos têm a mesma origem. Assim, não há como negar o destino comum de todos nós, e a necessidade de atuarmos juntos para preservar a nossa espécie e o planeta que habitamos.

///

2) Estrelas e planetas

Autor: Pierre Winters Ilustradora: Margot Senden Tradutor: Arthur Diego van der Geest Temas: Livro informativo / Enciclopédico / Astronomia / Sistema solar Faixa Etária: A partir de 4 anos Nesta coleção, diversos títulos, a maioria para crianças a partir de 4 anos, contam sobre vulcões, estrelas e planetas, o nosso corpo, as grandes invenções... Este aqui fala do universo, fonte de muita curiosidade, não é, não? Com conteúdos trabalhados de forma divertida para facilitar a aprendizagem dos pequenos curiosos, algumas obras têm também abas internas com um grande mapa explicativo dos temas abordados em cada livro.

///

 

3) Era uma vez 20

Autora: Luciana Sandroni Ilustradores: Guilherme Karsten e Natália Calamari Temas: Biografia / Identidade / Criatividade / Infância / Cultura brasileira Faixa Etária: A partir de 8 anos Esse é para os maiorzinhos! Entre os biografados estão Antonieta de Barros, Bertha Lutz, Nise da Silveira, Maria Quitéria, Grande Otelo, Zumbi dos Palmares, Pixinguinha e Monteiro Lobato. Os textos e a pesquisa são de Luciana Sandroni (da série Ludi), que conversou com a gente sobre a obra no ano passado. O projeto gráfico -- importantíssimo para livros informativos, como lembra a especialista Ana Garralón -- é da premiada Raquel Matsushita. E as ilustrações estão assinadas por Natalia Calamari e Guilherme Karsten, ilustrador premiado internacionalmente -- dois prêmios em 2019.

///

E você? Conte para a gente as curiosidades mais comuns por aí ;-)
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog