
Jornada Pedagógica 2025: a escola forma leitores?
O papel de bibliotecas e políticas públicas de valorização do livro foi destaque e Maria Valéria Rezende apontou caminhos para formar leitores na escola
Imagens contam histórias, que o mediador ajuda o pequeno leitor a descobrir... Imagem: Eu sou uma menina!, de Yasmeen Ismail
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Por isso que gosto dessa figura da experiência, daquele que consegue não apenas entender a palavra, mas aquele que vai além. Mediar então é muito potente!
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Tanto faz dois adultos, duas crianças, duas crianças, não tem essa questão, não se trata de faixa etária, mas a experiência. O mediador não é só aquele que lê o livro, mas aquele que consegue dizer algo mais do que a leitura, conversar sobre o livro, aquele que consegue falar de sua própria experiência e sua própria emoção em relação àquele livro... Por isso que gosto dessa figura da experiência, daquele que consegue não apenas entender a palavra, mas aquele que vai além. Mediar então é muito potente! BB: Sendo tão potente, o que um mediador precisa fazer Celinha: Um mediador precisa se preparar. Ler várias vezes a mesma obra, verificar se prestou atenção em todos os detalhes, se ele sabe o autor, o ilustrador, a editora, que leques de questões esse livro pode levar ao leitor. Por isso, a gente diz que a mediação não é só ler o livro. De fato, eu posso também só ler o livro se esta for a ideia, apenas leio e, às vezes, o mediador não conhece a obra, está lendo pela primeira vez. Mas ele tem condições, dada sua experiência leitora, de mesmo assim construir essas pontes. Porque o mediador faz essa ponte com a obra, mas não só com a obra que se leu e sim com o conjunto de obras que existem. É como se ele fosse do infinito ao zoom, ligando isso a outras questões maiores, do cotidiano, da vida, da vida literária. BB: E como esse mediador pode despertar a potência dos livrosl Celinha: Justamente fazendo essa ponte. Por exemplo, se vou ler um livro de fantasma e conheço outros livros de fantasma, até mesmo uma história clássica com fantasma, filmes dessa temática e talvez consiga conversar e saber sobre os medos daquela criança, enfim, essa potência o mediador experiente fará melhor, porque se prepara para isso. A diferença entre alguém que lê um livro para outro ou o mediador: esse leitor não precisa se preparar tanto.///
E vocêt Depois compartilhe com a gente suas impressões sobre esses encontros tão potentes e poéticosO papel de bibliotecas e políticas públicas de valorização do livro foi destaque e Maria Valéria Rezende apontou caminhos para formar leitores na escola
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