Livros adotados e sugestões de obras para 2021: confira nossa lista!

09/12/2020
Já é dezembro! Hora de ver, rever e ressignificar o ano que está acabando, com o olhar voltado para o ano que chega. O ensino deve continuar híbrido ainda por um tempo, as crianças ainda vão precisar de escuta e acolhimento reforçados, nós, adultos, também precisamos de afeto, risos, arte.

Porque ninguém aprende sozinho! Imagem:Pedro e Tina, de Stephen Michael King

Se já estamos nessa fase de escolher quais obras nos farão companhia pelo próximo ano letivo, que tal incluir essas necessidades entre os critérios de escolha?

Os mais adotados

Conhecer as obras mais adotadas pelas escolas pode ajudar você a refinar seu processo de decisão e a se inspirar nos temas e obras que têm povoado bibliotecas escolares. No Portal do Educador, você pode acessar as listas de obras mais adotadas, por série, neste ano. Consulte os livros navegando por Educação Infantil, Fundamental I e séries iniciais do Fundamental II.

>>os mais adotados em 2020<<

Além dos mais adotados, também temos por lá as sugestões de adoção para 2021, cuidadosamente selecionada por nossa equipe de divulgadores, coordenada pela Josiane Hara. Essa lista está especialmente bacana, porque traz muitos dos mais incríveis lançamentos de 2020, como um dos mais vendidos na Amazon, o informativo Como eu cheguei aqui?, de Philip Bunting.

>>sugestões de adoção 2021<<

Desafios do ensino e uma forcinha dos livros

Se os desafios do ensino devem continuar em 2021 e se vamos escolher as obras pensando um pouco neles também, fomos buscar inspiração nas listas de adotados e de sugestão de adoção para trazer indicações afinadas com essa necessidade. Abaixo, confira nossa lista especial e saiba por que escolhemos cada uma desses livros!

Adotados 2020

Trouxemos 9 obras, sendo 3 para a Educação Infantil, 3 para o Fundamental I e outras 3 para o Fundamental II. O que une todos esses livros é justamente o acolhimento, a escuta, a necessidade de construir relações e ressignificar experiências.

Educação Infantil

Entre as obras escolhidas, livros para os leitores iniciantes e para os que começam a ganhar autonomia leitora.

1) A macaquinha

Autora / Ilustradora: Marta Altés Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Coragem, superação, bullying, natureza, animais, convivência social. Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou a partir de 6 anos (leitura independente) Na floresta, tudo parece grandioso demais para a macaquinha. Se tem algo que ela ouve por lá é: você é muito pequena para fazer isso. Mas quem disse que tamanho é documento? >>Por que ler: Da premiada Marta Altés, esse livro nos fala do lugar da infância, muitas vezes diminuído pelo adulto, mas que, na verdade, tem uma força imensa. É uma dose de autoconfiança aos pequenos e um chamado à escuta para nós, os grandes.

///

2) Pedro e Tina

Autor: Stephen Michael King Ilustrador: Stephen Michael King Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Ética / Conto / Humanos / Convivência social / Opostos / Amizade / Respeito às diferenças Faixa Etária: A partir de 2 anos Pedro fazia tudo diferente. Já Tina fazia tudo certinho. Um dia, eles se encontraram. E foi perfeito! >>Por que ler: Esta obra, do premiado australiano Stephen Michael King, mostra o valor da amizade e da convivência com os pares. Lembra que, mesmo se for à distância, uma das melhores coisas da escola é ter amigos e criar vínculos. "Ninguém aprende sozinho", diz a educadora Celinha Nascimento, consultora literária.

///

3) Vai embora, grande monstro verde!

Autor: Ed Emberley Ilustrador: Ed Emberley Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Ética / Conto / Seres fantásticos / Imaginação / Cores / Formas / Medo Faixa Etária: A partir de 2 anos Nesta obra, toda recortada e cheia de detalhes, o leitor vê surgir diante de si um monstro assustador, a cada virada de página. Mas o monstro também pode desaparecer, basta querer! >>Por que ler: Divertido e irreverente, o livro interativo de Ed Emberley ajuda a trabalhar o medo e rir do que nos assusta. A risada é uma ótima forma de lidar com emoções difíceis, inclusive na infância.

///

Fundamental I

Para os mais crescidinhos, os conteúdos aqui estão um pouco mais complexos e cheios de camadas, adaptando-se ao leitor iniciante e ao mais autônomo.

4) A fabulosa máquina de amigos

Autor: Nick Bland Ilustrador: Nick Bland Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Tecnologia / Convivência social / Amizade / Dia do Amigo e Internacional da Amizade (20 de Julho) Faixa Etária: A partir de 3 anos Pipoca era uma galinha muito simpática e cheia de amigos. Até que um dia, no celeiro, encontrou um misterioso retângulo iluminado que dizia olá. Uma divertida fábula sobre relacionamentos na era da tecnologia, ilustrada com as cores, a irreverência e o talento de Nick Bland. >>Por que ler: Estamos todos às voltas com a tecnologia, cada vez mais central em nossos relacionamentos nesse tempo de distanciamento social. Mas será que ela substitui o olho no olho? O que as crianças pensam sobre isso? E quais são os limites de acesso e uso desses dispositivos? Vamos pensar sobre isso a partir dessa divertida obra?

///

5) O homem que roubava as horas

Autor: Daniel Munduruku Ilustradora: Janaina Tokitaka Temas: Ética / Conto / Humanos / Convivência social / Passagem do tempo / Respeito às diferenças / Solidariedade Faixa Etária: A partir de 8 anos “Eu roubo as horas para lhes dar tempo. Tempo de aprender a usar o tempo. Quem tem hora não tem tempo: tempo de olhar o tempo", nos diz o personagem do livro do autor indígena Daniel Munduruku. Será possível viver sem horas, mas com tempo? >>Por que ler: Estamos todos refletindo sobre o planeta, transformações, melhor uso dos recursos finitos e, na intimidade, estamos repensando a qualidade de vida, o equilíbrio entre o fazer e viver; entre o ter e o ser. Esta obra, que nos traz a voz indígena potente de Daniel Munduruku, mostra que é possível pensar de um outro ponto de vista.

///

6) A carta do Gildo

Autora e ilustradora: Silvana Rando Temas: Gêneros textuais / Tipos de correspondências / Amizade Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente) Catarina mudou de escola no começo do ano. Um belo dia, os colegas da escola antiga receberam uma carta dela contando suas impressões sobre o novo colégio. Animados – e cheios de saudade – todos resolveram responder. >>Por que ler: Neste ano, as crianças descobriram a importância fundamental das relações através das saudades! Não ver os amigos, não abraçar, não contar as novidades de cochicho no cantinho da sala, não bagunçar um monte no intervalo... Que peso tem isso? A carta de Gildo fala justamente de outras formas de experimentar as presenças, mesmo quando o amigo não está fisicamente por perto.

///

Fundamental II

Leitores mais autônomos e experientes podem se aventurar por obras maiores e mais complexas, não é mesmo?

7) Todo mundo é misturado

Autora: Beth Cardoso Temas: Convivência social / Identidade / Geografia / Amizade Faixa Etária: A partir de 8 anos Pablo, o novo menino da classe de Júlia, é boliviano. Curiosa, ela logo quer saber mais sobre ele, mas seus colegas de classe não tem uma opinião tão favorável sobre o aluno novo que veio de longe. Uma série de mal-entendidos e palavras trocadas em português e espanhol armam um cenário nada amigável para Pablo. >>Por que ler: Neste premiado livro, são as relações dentro e fora da escola que estão em jogo, jogando luz para esse importante espaço simbólico de encontro que é a educação.

///

8) Homem de lata

Autor: Edson Lopes Temas: Amizade / Relacionamento Familiar / Convivência Social / Tecnologia / Solidariedade / Meio Ambiente / Geografia Faixa Etária: A partir de 8 anos A curiosidade pelo novo, o encantamento por quem é diferente e a relação de amizade entre o menino Sabiá e um robô que aterrissa no sertão pensando estar em Marte. Quais os limites para a amizade? >>Por que ler: Premiado com o João de Barro, o livro de Edson Lopes nos leva a uma viagem pelas diferenças e pelas relações e vínculos que se estabelecem. Delicado e de leitura ágil, é também inovador no tema e no jeito de contar uma história em que o afeto dá o tom.

///

9) A queda dos moais

Autoras: Blandina Franco e Patricia Auerbach Ilustrador: José Carlos Lollo Temas: Ficção em 29 tipos de texto (crônica, lista, mensagem virtual, gráfico e outros) / humor / curiosidades Faixa Etária: A partir de 8 anos Joaquim estava ansioso para as férias. Mas o problema é que seus pais sem noção, segundo ele, resolvem viajar para a Ilha de Páscoa! Que mico! Chegando lá, para piorar o já não tão bom humor do adolescente, as estátuas dos moais, maior atração local, caíram misteriosamente de cara no chão. >>Por que ler: O trio Blandina Franco, José Carlos Lollo e Patricia Auerbach conseguem criar aqui uma obra divertidíssima e inovadora -- não há narrador, os fatos são contados através de fragmentos de 29 tipos diferentes de textos, entre eles mensagens de celular, gráficos e panfletos de agência de viagem. Rir é necessário!

As sugestões para 2021

Agora, trouxemos ainda mais algumas obras extras, selecionadas das indicações para 2021.

Educação Infantil

Leitores iniciantes na escola, de 2 a 6 anos.

10) A irmã do Gildo

Autora e ilustradora: Silvana Rando Temas: humor / nascimento de irmão / amor / relacionamento familiar / cotidiano Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente) Certo dia, no café da manhã, Gildo olha a barriga da mãe e pensa: “Ela exagerou na comida!”. Na verdade, havia ali um bebê que, de acordo com o elefante, demorou para chegar. Até que finalmente Laurinha veio ao mundo, e com ela uma série de mudanças na vida de Gildo. Esperar e compreender a chegada de uma irmã é sempre um processo que envolve muitas emoções, que passam por dividir a atenção da mãe, os brinquedos, as risadas, os gostos e, mais do que tudo, o amor um pelo o outro. Esta é uma história que faz parte da vida de tantas crianças, contada por Silvana Rando com leveza e sensibilidade, e que também revela ainda mais os sentimentos de nosso querido Gildo.

///

11) Girafas

Autor e ilustrador: Jean-Claude Temas: Números / Relacionamento familiar / Cores / Humor / Animais / Brincadeiras / Diversão / Matemática / Imaginação Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente) O que mais diverte as crianças quando seus pais brincam com elas? Neste livro, um pequeno vive pedindo desenhos. O pai, brincalhão, coloca em um papel compriiiido suas melhores versões de girafas. Com seus pescoços looongos, os bichos tomam conta das páginas e vão se multiplicando, mostrando que nessa brincadeira de desenhar também há um tanto de matemática. Mas ora, onde foi parar a girafa número 10?

///

Fundamental I

Para os maiorzinhos, ganhando autonomia.

12) Três

Autor / Ilustrador: Stephen Michael King Temas: Respeito às diferenças / Autoconhecimento / Amizade / Animais / Cidade / Campo / Cotidiano Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) / 7 anos (leitura independente) O cachorro Três é um grande explorador! Anda pela cidade com as suas três patas, sempre muito contente, fazendo amigos e aprendendo coisas novas. Ele descobriu, por exemplo, que as pequenas seis-patas, as formigas, têm casas subterrâneas e que a oito-patas, uma aranha, construiu sua casa lá no alto para se proteger do trânsito da cidade. Um dia, de farejada em farejada, ele foi parar no campo. >>Por que ler: Com sua sensibilidade habitual, Stephen Michael King retoma seu tema preferido: a importância das relações e a mágica dos afetos. Um cão deficiente, uma família amorosa, tudo perfeito nas imperfeições. Também trata das deficiências de outro ponto de vista: as potências, não as faltas. Afinal, se o cachorro tem três patas, as pessoas só tem duas...

///

13) A inacreditável, porém verdadeira, história dos dinossauros

Autor / Ilustrador: Guido van Genechten Tradutor: Camila Werner Temas: Dinossauro / Evolução das espécies / Extinção / Álbum fotográfico / Humor Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) / 7 anos (leitura independente) Um álbum de família de uma galinha pode não despertar o interesse de muita gente. Mas e se dissermos que ela descende dos dinossauros?! Para provar isso, a galinha dessa história decidiu compartilhar com os leitores fotos e lembranças divertidas de sua família. >>Por que ler: Informativo, porém ficcional e irreverente, esse livro é para rir! Para reparar nos detalhes, buscar semelhanças e coincidências, investigar, disparar pesquisas. Um barato só compartilhar com a turma e deixar com que tragam perguntas, teorias, impressões.

///

Fundamental II

Para o leitor fluente, que se aventura em obras de mais fôlego.

14) O desastre do trem-bala

Autor: Jack Heath Tradutor: Alexandre Boide Temas: Aventura / Suspense / Leitor personagem / Tecnologia / Interatividade / Ação Faixa Etária: A partir de 10 anos 30 minutos. Muitas decisões. 30 finais diferentes. O leitor é o personagem principal dessa história interativa, repleta de aventura, escolhas, suspense. Junto com a amiga Paige, mais conhecida como Coruja, quem lê esta obra embarca num trem aparentemente seguro que logo se mostra o contrário disso. A partir daí, cada escolha levará a um final diferente. >>Por que ler: Aventura, ficção policial, livro interativo: três caracterísricas instigantes dessa obra que podem mobilizar bastante o leitor pré-adolescente. Ler por diversão é um jeito bacana de formar leitores e também de ajudar os mais jovens a lidar com as emoções.

///

15) A árvore - os três caminhos

Autora / Ilustradora: Janaína Tokitaka Temas: Ética / Aventura / Meio ambiente / Pluralidade cultural / Ficção / Autoestima / Criatividade / Relacionamento familiar / Artes / Política / Sustentabilidade / Tecnologia / Dia da Árvore / Amizade Faixa Etária: A partir de 9 anos Sofia abriu a porta misteriosa, que estava sempre fechada. O que teria ali dentro? Ela encontrou uma árvore enorme um estranho corvo albino, que vai acompanhá-la numa jornada de descobrimentos: de si mesma e do mundo. >>Por que ler: Um avô sem memória e uma porta trancada são dois pontos de partida para essa aventura instigante e profunda, com a qual o jovem leitor vai se identificar de saída. Ao mesmo tempo em que traça uma metáfora do crescimento, toca em questões atuais e importantes para os pré-adolescentes, como meio-ambiente e a inter-relação entre o planeta e nós.

///

E você? Como tem escolhido as obras para a sua turma? Conte para a gente nos comentários!  
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog