Livros de mistério para ler e se divertir com os pequenos e os jovens "detetives"

29/01/2021
Códigos. Pistas. Mensagens cifradas. Revelações. Reviravoltas. Vilões. Tramas. Quem não gosta de um enredo bem misterioso e instigante, daquele que prende nossa atenção do começo até o fim do livro?

Decifra-me ou devoro-te: mistério faz sucesso faz tempo :) Imagem: Eu, de Janaína Tokitaka

Para os pequenos leitores, esses recursos narrativos também fazem sentido. É divertido ir desvendando, página por página, o enredo tramado pelo autor. E se o final for surpreendente então, melhor! :)

Tudo por um desafio

O que faz esse gênero ser tão bacana para pequenos, médios e grande, é o desafio, a adrenalina, o suspense: será que a gente vai desvendar a trama? Um dos precursores desse tipo de obra, o inglês Arthur Conan Doyle, que criou as histórias do detetive Sherlock Holmes, nunca saiu de moda. Mas voltou com tudo recentemente por causa de duas produções do canal de stream Netflix: no ano passado, lançou a produção Enola Holmes, filme sobre uma suposta irmã de Sherlock. Já em 2021, estreou a série Lupin, cujo protagonista inspira-se nos livros homônimos, escritos por , para resolver mistérios de seu passado. Trouxemos três sugestoes de livros para diferentes faixas etárias e -- claro -- a sugestão da série do Lupin para os pais e maiorzinhos interessados no gênero ;) Bóra?

1) O caso do grande roubo do museu

Autor: Milton Célio de Oliveira Filho Ilustrador: Alexandre Rampazo Temas: Animais / Artes Plásticas / Adivinhas Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente) O urubu está aflito: ele dirige o Museu da Mata, e o quadro mais valioso do acervo sumiu! Ele chama então Dona Aranha, especialista em tramas, para decifrar o mistério. Assim começa O caso do grande roubo do museu, novo livro de Milton Célio de Oliveira Filho. Como em outros “casos” do autor, neste o leitor também é convidado a desvendar o sumiço: cada bicho interrogado pela Dona Aranha deixa uma pista de qual será o próximo animal suspeito. Além das rimas, as ilustrações potentes do premiado ilustrador Alexandre Rampazo dão dicas do que vamos encontrar ao virar a página. Quem será que vai descobrir o paradeiro da obra? E que outra surpresa esse quadro pode revelar?

///

2) O CLUBE DOS CAÇADORES DE CÓDIGOS

Autora: Penny Warner (texto e ilustrações) Tradutora: Regina Dell’Aringa Temas: Aventura / Investigação / Amizade / Cooperação Faixa Etária: A partir de 9 anos São três os títulos já publicados no Brasil dessa série premiada da americana Penny Warner, ela mesma uma aficcionada por códigos desde a quinta série, quando aprendeu código Morse. A série conta as aventuras de Cody, Quinn, Luke e M.E., integrantes do Clube dos Caçadores de Códigos, que se dedicam a escrever e resolver mensagens codificadas. No primeiro volume, eles se juntam para desvendar estranhos sinais na janela do Homem Esqueleto, o vizinho sinistro de Quinn. Já no segundo livro, é um misterioso e-mail fazendo alusão a um tesouro no ilha de Alcatraz que dispara a curiosidade – e o talento investigativo – do quarteto. Recém-publicada, a terceira obra da série narra as tentativas do grupo de decifrar um intrincado mapa do tesouro de um famoso pirata da Califórnia.

///

3) O ladrão de casaca: as primeiras aventuras de Arsène Lupin

Autor: Maurice Leblanc Tradutores: André Telles e Rodrigo Lacerda Editora: Zahar - Clássicos Brilhante, audacioso, sedutor, mestre do disfarce e do jiu-jítsu, Arsène Lupin é a irônica resposta francesa a Sherlock Holmes: um ladrão refinado e anarquista, espécie de Robin Hood da Belle Époque. Nas nove histórias que compõem essas primeiras aventuras, o irresistível anti-herói atormenta seus oponentes, zomba das convenções estabelecidas, ridiculariza a burguesia e ajuda os mais fracos. E ainda enfrenta um grande detetive inglês, não por acaso chamado Herlock Sholmes.

///

E você? De que mistérios mais gosta?  
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog