As crianças são curiosas, você sabe. Querem entender o mundo natural e aprender sobre ele. Para essa investigação ser cada vez mais autônoma e profunda, as referências são essenciais, assim como nosso apoio, não é mesmo? Vamos mostrar, nesse post, como os livros literários podem ajudar a trabalhar Ciências com as crianças em sala de aula.
Que animais vivem na nossa selva? Vamos descobrir com os pequenos! Imagem: A superpreguiça!, de Robert Starling
Também vamos trazer:
- Ideias e fontes sobre o ensino de Ciência de acordo com a BNCC
- Explorações na Educação Infantil e os campos de experiência
- Lista de livros literários para inspirar a investigação dos alunos até os anos finais do Fundamental I
///
Ciências e livros literários na Educação Infantil
Os menores adoram os pequenos insetos, brincar com a água, transpor materiais de um recipiente para o outro. Nessa faixa etária, a brincadeira se mistura com a exploração.
Isso porque os pequenos sentem prazer com essa descoberta, dedicam boa parte de seu tempo ao brincar não-estruturado, livre e não-simbólico. Primeiro, as crianças exploram, depois simbolizam.
A psiquiatra e educadora Maria Montessori escreve, em seu livro
Mente Absorvete (Editora Nórdica), que a criança vai aprendendo "enquanto está absorta em viver com alegria, pulando e brincando". Ou seja, brincando livremente, seguindo uma espécie de "plano natural" de aprendizagem que é guiado por sua curiosidade, os pequenos vão explorando e aprendendo o mundo.
Estão inconscientes disso -- e Montessori usa a aquisição da fala e da linguagem como exemplo dessa capacidade de aprender sem perceber e sem necessariamente ter essa intenção conscientemente.
Conceitos matemáticos, físicos, biológicos são vivenciados em processos brincantes de explorar o mundo.
Por exemplo: crianças pequenas gostam de colocar pequenos objetos dentro de recipientes e, depois, tirá-los de lá -- matemática.
Gostam de erguer torres, empilhando blocos -- física. Gostam de trocar líquidos de um recipiente para o outro -- física. Também adoram seguir, observar, descobrir pequenos insetos de jardim -- biologia.
Rico, não,
Trouxemos
algumas ideias de brincadeiras e explorações não-estruturadas que podem ser oferecidas às crianças na escola -- e mesmo em casa.
Na Base
Pensando no que nos propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podemos dizer que o principal campo de experiência pensado para explorar a Ciência é:
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações é o campo de experiência.
Essa matéria na revista
Nova Escola aborda todos os campos de experiência e dá exemplos de como eles podem ser aplicados com os pequenos.
Abaixo, separamos cinco livros que podem inspirar essa exploração com as crianças:
Autor e ilustrador: Robert Starling
Temas: Fauna e Flora tropicais / Relações coletivas / A leitura e o valor de cada um
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) ou 7 anos (leitura independente)
Era uma vez uma preguiça comum, que vivia num galho comum, em uma árvore comum, em uma floresta comum. Por lá, não acontecia nada de extraordinário. Até que um dia, uma coisa aconteceu: a preguiça achou uma história em quadrinhos de um valente super-herói. Será que a preguiça poderia ser super-heroína tambémt
>>Por que ler:
O bacana, aqui, pensando em Ciências, é que o livro mostra uma boa variedade de animais e frutos da nossa floresta tropical. Também ressalta as características desse tipo de habitat, o que é super bacana para inspirar os pequenos.
///
Autora e ilustradora: Eduarda Lima
Faixa etária: A partir de 3 anos
Editora: Pequena Zahar
O protesto é um grito silencioso. Dos minúsculos insetos aos animais de estimação, da floresta virgem ao rio da cidade, o silêncio ecoa por todo o lado.
>>Por que ler:
Em seu primeiro livro ilustrado, a autora portuguesa Eduarda Lima nos faz pensar sobre o impacto do ser humano no planeta em um apelo para nos unirmos contra a poluição e o desperdício, e semearmos o que mais tarde outros poderão colher. Um convite à reflexão e uma atitude responsável para com o nosso planeta.
///
Autor: Lalau
Ilustradora: Laurabeatriz
Temas: Poesia / Rimas / Meio ambiente / Inseto / Curiosidades / Brincadeiras
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Joaninha usa pijama de bolinhao Borboleta voa com o xale colorido da vovóa Minhoca rebolar Será que a centopeia empresta um de seus pésu Afinal, ela tem tantos, não é
>>Por que ler:
No novo livro de Lalau e Laurabeatriz, o leitor encontra uma série de curiosidades sobre o mundo dos insetos. Com doçura, encantamento, cores, ficção e não ficção, a obra - repleta de poesia visual e verbal - é um convite para conhecer alguns dos bichos mais adoráveis do jardim.
///
Autor: Fernando Vilela
Ilustrador: Fernando Vilela
Temas: Dinossauros / Amizade / Respeito às diferenças / Amor / Solidariedade / Pluralidade cultural
Faixa Etária: A partir de 3 anos
Certa manhã, o ovo de uma fêmea Oxalaia foi parar no ninho de outra da mesma espécie. Tudo poderia ter passado despercebido se não fosse um pequeno detalhe: os ovos tinham cores diferentes.
>>Por que ler:
O premiado Fernando Vilela construiu essa história "escalando" apenas dinossauros brasileiros, pouco conhecidos pelas crianças e que, com certeza, vão chamar a atenção da curiosidade desses leitores. No final do livro, há um pequeno glossário indicando quais animais aparecem no livro e suas características principais :)
///
Autor: Stephen Michael King
Ilustrador: Stephen Michael King
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Conto / Animais / Convivência social / Cotidiano / Respeito às diferenças /Amizade
Faixa Etária: A partir de 2 anos
O caracol e a tartaruga são bem diferentes: um gosta de escalar, outra de nadar. Um come folhas, outra, prefere as flores. Ele prefere as manhãs depois da chuva, enquanto ela adora qualquer dia, desde que esteja chovendo. Mesmo assim, eles são amigos, muito amigos mesmo.
>>Por que ler:
Tartarugas e caracóis são animais que costumam despertar a curiosidade dos pequenos. Essa obra pode sugerir outras investigações e descobertas, a partir das características que o premiado Stephen Michael King nos mostra na narrativa. Será que as tartarugas gostam mesmo tanto de águae E os caracóisr Não gostam nadam Quais as semelhanças entre esses dois seres curiosos, que levam suas casas nas costasc
Neste post, trazemos cinco curiosidades sobre caracóis que podem animar as crianças em explorar ainda mais esse universo.
///
Livros literários e Ciências no Fundamental I
Já para essa faixa etária entre os 6 e os 10 anos, crianças que estão no Fundamental I, a BNCC traz algumas mudanças importantes -- e desafiadoras -- no ensino das Ciências.
Segundo
esse material editado pela revista Nova Escola, assinado pela jornalista Rosi Rico, agora está mais clara a proposta de progressão do conteúdo, que se organiza em três unidades temáticas:
- Matéria e energia;
- Vida e evolução;
- Terra e universo.
Assim, em todos os anos, os três temas precisam ser trabalhado com as crianças, progressivamente, com conteúdos que vão "crescendo" junto com os pequenos, de acordo com um conjunto de habilidades esperadas por ano, em cada um dos eixos.
O artigo nos diz:
"A Base coloca a necessidade de adoção da abordagem investigativa como elemento central da formação. O docente deve convidar os alunos de forma intencional para uma participação ativa - algo que está atrelado diretamente à questão do letramento científico".
Separamos, então, três obras literárias que podem ser um convite e um apoio nesse fazer e letramento científicos:
Autor: Milton Célio de Oliveira Filho
Temas: Aventura / Mistério / Adivinhas / Enigmas / Meio Ambiente / Crime Ambiental / Animais / Amizade / Cooperação
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Um grupo de amigos que adora desvendar enigmas acaba envolvido em um verdadeiro caso policial. Cíntia, Julinha e Heitor estavam prontos para se divertir desbravando a Mata Atlântica na excursão de sua escola ao Sítio Rio Azul. Tudo parece ir muito bem até eles descobrirem que um traficante de animais silvestres tem outros planos para a excursão.
>>Por que ler:
Os animais da Mata Atlântica e os crimes ambientais, que servem de fio da narrativa, podem disparar perguntas e investigações na turma.
///
Autoras: Mariela Kogan e Ileana Lotersztain
Ilustradora: Pablo Picyk
Tradutora: Mell Brites
Editora: Companhia das Letrinhas
Sofia e Violeta vão passar uma tarde com sua tia Mariela e, enquanto estão passeando na praça, fazendo compras no mercado ou mesmo preparando o jantar, muitas perguntas começam a surgir na cabeça das duas. Afinal, de que são feitas todas as coisass O que acontece quando uma espécie é extinta Por que é importante economizar águaz
>>Por que ler:
Neste que é o primeiro livro da série
Sopa de Ciências, as diversas perguntas e respostas que vão surgindo pelas páginas da obra podem instigar e refletir questões do leitor.
///
Autora: Luciana Sandroni
Ilustrador: Eduardo Albini
Temas: Meio ambiente / Relacionamento familiar / Defesa dos animais
Faixa Etária: A partir de 8 anos
A tarde de Ludimila não estava fácil: tinha um monte de dever para fazer, nenhum ânimo e, ainda por cima, acabara de saber da bomba -- recuperação em Português, mesmo tendo a mãe jornalista. Mãe que certamente ficaria uma fera com a novidade. Meio sem saber como lidar com tanta coisa, a menina vai dar uma volta na praia e acaba engolida pelas águas!
>>Por que ler:
No fundo da Baía de Guanabara, Ludi -- ou a Marquesa dos Bigodes de Chocolate -- precisa ajudar a turma do fundo do mar a limpar o mar e salvar a população de peixes, mamíferos e crustáceos que vivem ali.
///
E
vocêc Quais livros acrescentaria a essa nossa listan