“A voz de uma passarinho me recita”, escreveu Manoel de Barros.
Se, para os adultos, o ideal da vida no campo é sinônimo de tranquilidade, menos poluição e uma horta para chamar de sua, para as crianças o maior atrativo são - sem dúvida! - os animais. Vacas, carneiros, bezerros, cavalos, galinhas, porcos - todos despertam a curiosidade dos pequenos. Seja pelos sons, pelas penas, pelos cascos, pela crina… Pelo que comem, pela forma como se movimentam, pelos sons que fazem.
O coelho Bibo vai ao sítio e se diverte com os animais...
Mesmo vivendo nas cidades, as crianças aprendem a nomear os bichos que moram na fazenda muito cedo - graças às histórias e às cantigas que os apresentam. Para contribuir com esse repertório, selecionamos alguns livros em que os animais da fazenda são presença garantida - sendo protagonistas ou não! Confira:
1, 2, 3 Quem está na fazenda? (Brinque-book, 2018), de Cocoretto
“Quem está aí?” A brincadeira deste livro é levantar as abas para descobrir quem é o que faz cada animal que se esconde… Um jeito divertido de trazer as adivinhas para a leitura - e de apresentar vários animais às crianças.
A fazenda dos mirtilos (Brinque-Book, 2024), de Stephen Michael King
Um dia qualquer na fazenda, mesmo sem grandes acontecimentos, pode revelar imensas pequenas alegrias. Os pássaros cantando ao raiar do dia. A colheita de ovos fresquinhos. O cuidado com a horta. Esse é o espírito desta história cheia de pequenas delicadezas que são possíveis apenas no contato com a terra e os animais!
Apertada e sem espaço (Brinque-Book, 2012), de Julia Donaldson com ilustrações de Axel Scheffler
O Grúfalo - que de animal de fazenda não tem nada - talvez seja o personagem mais famoso da dupla que assina este livro. Mas essa história, que acontece em uma casa de fazenda, foi a primeira que eles escreveram. “Nesta casa quase não há espaço, velho sábio, não sei o que faço”, reclama a dona da fazenda, espremida em um cômodo miúdo. A solução que ele apresenta é simples: basta colocar os animais todos para dentro. Quando eles saírem, a casa parecerá imensa!
Bem-vindos à fazenda (Brinque-Book, 2019), de Nicola Slater
Com muitas cores, texturas e interações, este é um livro ideal para os leitores bem pequenininhos. Nele, acompanhamos o gatinho Dudu, que percorre a fazenda com sua bicicleta - e a cada página vai revelando outros bichos.
Bibo no sítio (Brinque-Book, 2023), de Silvana Rando
O coelhinho Bibo vai passar uma temporada no sítio com seus avós. E faz por lá tudo o que tem direito: cuida da horta, passeia de charrete, come bolo de vó quentinho… e, claro, encontra vários bichos da fazenda pelo caminho.
Dorminhoco (Brinque-Book, 2002), de Michael Rosen com ilustrações de Jonathan Langley
Os animais dormem na fazenda: a vaca, o carneiro, o gato, a porca e seus porquinhos… e o cachorro. Tudo vai bem até que o cachorro começa a roncar e atrapalha o sono de todo mundo!
Orelha de limão, de Katja Reider com ilustrações de Angela Von Roehl
A ovelha desta história poderia ser uma ovelha como outra qualquer, mas não era. Tudo por conta de um detalhe: uma de suas orelhas era verde-limão!
Um dia na fazenda (Brinque-Book, 2018), de Yu-Hsuan Huang
O cão Noé não para um minuto. Ele é o fazendeiro e sempre tem muitas, muitas coisas a fazer: tirar leite, cuidar da roça, dirigir o trator… ainda bem que ele pode contar com a ajuda dos pequenos leitores, que vão movimentando as abas para auxiliar Noé em suas tarefas!
LEIA MAIS: 5 curiosidades que seu filho vai adorar saber sobre caracois