
As perguntas difíceis das crianças e como os livros podem ajudar
A literatura pode ser uma aliada na busca de respostas para a curiosidade sem fim das crianças - ou de acolhimento. Confira nossas dicas de livros que tratam de temas sensíveis
Pela primeira vez no Brasil os não-leitores são maioria. Esse é um dos principais resultados da última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, publicada em 2024. Os dados mostram que, hoje, 53% da população brasileira é classificada como não-leitora - o que representa uma diminuição de 7 milhões de leitores em comparação aos resultados anteriores da pesquisa.
Mas… o que é ser leitor?
Qual é a diferença entre ser alguém que lê por necessidade - seja por trabalho, seja por estudos - e alguém que lê por prazer? Tem como ensinar alguém a se deleitar com um bom livro? A se debruçar por horas sobre páginas e mais páginas de histórias? A se envolver com os personagens a ponto de sentir saudade quando a narrativa chega ao fim? Se a literatura faz parte da escola, então é papel dela formar leitores?
Inscreva-se aqui para participação da Jornada Pedagógica 2025
A Jornada Pedagógica 2025 chega à sua 6ª edição colocando como tema central uma pergunta: “a escola forma leitores?”. Qual é o impacto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na formação de leitores? Como abordar a literatura na alfabetização e nos multiletramentos? Como a educação digital influencia a formação de leitores? Por que é importante garantir formação específica para mediadores de leitura? Como o Booktook e eventos como feiras de livros podem contribuir com a formação de novos leitores? Reunindo educadores, autores e especialistas da área, as discussões propostas são voltadas a toda a comunidade escolar: de professores a coordenadores pedagógicos, diretores escolares e todo tipo de profissional que tenha como missão pensar a função da literatura dentro da escola.
O evento acontecerá de 7 a 10 de abril, é gratuito e oferece certificado de participação. Clique aqui para fazer sua inscrição e acompanhe a Jornada pelo Youtube da Companhia das Letras. Confira abaixo a programação completa:
7/4 - das 19h às 20h30 A escola forma leitores? Uma conversa a partir da pesquisa ‘Retratos da Leitura’ com Maria Valéria Rezende, Zoara Failla e Rafaela Deiab (mediação)
8/4 - das 16h30 às 18h A BNCC e o compromisso de formação de leitores na escola, com Marcel Álvaro de Amorim, Paulo Fochi e Kátia Chiaradia (mediação)
8/4 das 19h às 20h30 Literatura e diversidade: descolonizando os imaginários, com Cálila das Mercês, Marcia Kambeba, Micheliny Verunschk e Débora Alves (meadiação)
9/4 das 16h30 às 18h O papel da literatura na alfabetização e nos multiletramentos, com Cristiane Mori, Sheila Perina e Cristiane Pelissari (mediação)
9/4 das 19h às 20h30 Formando quem forma leitores; debates em prática, com Fabíola Farias, Márcia Licá, Luciany Aparecida e Fabíola Vilas Boas (mediação)
10/4 das 16h30 às 18h Formando leitores em comunidade para além dos muros da escola, com Cristiana Assunção, Julio Ludemir, Tatiany Leite e Stéphanie Roque (mediação)
10/4 das 19h às 20h30 Educação digital e formação de leitores, com Helder Guasti, Januária Alves e Camila Castilho (mediação)
LEIA MAIS: Não-leitores são maioria no Brasil pela primeira vez
A literatura pode ser uma aliada na busca de respostas para a curiosidade sem fim das crianças - ou de acolhimento. Confira nossas dicas de livros que tratam de temas sensíveis
Será que vale tudo para estimular o gosto pelos livros? Confira ideias para incentivar o amor pela literatura em uma relação duradoura
Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil confirma: os brasileiros estão lendo menos. E há pistas que ajudam a entender o porquê