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/ À vistaUma crítica radical e rigorosa aos discursos eurocêntricos em torno da África e um manifesto em defesa do protagonismo negro-africano na filosofia. Eleito um dos cem melhores livros africanos do século XX.
Uma crítica radical e rigorosa aos discursos eurocêntricos em torno da África e um manifesto em defesa do protagonismo negro-africano na filosofia. Eleito um dos cem melhores livros africanos do século XX.
Primeira edição brasileira de um dos maiores clássicos do pensamento africano, Sobre a "filosofia africana" é um convite para o engajamento crítico com o trabalho de estudiosos africanos num mundo moderno que tanto se sustentou na negação racista da capacidade intelectual de pessoas negras. As aspas no título não são um detalhe, pois simbolizam um olhar que coloca sob suspeita a ideia de uma filosofia africana produzida a partir de lentes eurocêntricas.
Desenvolvendo uma contundente crítica à etnofilosofia, baseada na suposta existência de um pensamento coletivo africano, Paulin J. Hountondji defende a passagem da África-objeto para a África-sujeito, de modo que a filosofia africana nada mais que é "o conjunto de textos produzidos por africanos e qualificados como filosóficos por seus próprios autores".
Assim, o que está em jogo no uso do adjetivo "africana" não é um sentido essencialista, mas a busca pela afirmação de um protagonismo negro-africano na filosofia que não está submetido aos ditames de uma ciência eurocêntrica. Ao longo do livro, o autor põe em prática sua visão ao dialogar criticamente com Aimé Césaire, Kwame Nkrumah, Leopold Senghor, Anton Wilhelm Amo, entre outros.
"Sobre a "filosofia africana" é um marco incontornável e um divisor de águas sobre a pesquisa, a legitimidade e os impactos políticos daquilo que fazemos com as filosofias africanas, seja no próprio continente negro, aqui na diáspora ou em qualquer outro lugar do mundo." -- wanderson flor do nascimento
"Um filósofo cuja crítica à era colonial da antropologia ajudou a transformar a vida intelectual africana, rebelando-se contra os esforços de submeter modos africanos de pensar a uma visão de mundo europeia." -- The New York Times