R$ 69,90
/ À vistaOs ensaios aqui reunidos oferecem um panorama dos múltiplos interesses e vivências do nigeriano Chinua Achebe, um dos maiores escritores africanos da atualidade cujo humanismo incondicional aponta caminhos para a superação de problemas de seu continente.
Os ensaios aqui reunidos oferecem um panorama dos múltiplos interesses e vivências do nigeriano Chinua Achebe, um dos maiores escritores africanos da atualidade cujo humanismo incondicional aponta caminhos para a superação de problemas de seu continente.
Em 1958, aos 28 anos, Chinua Achebe publicou seu primeiro e mais importante romance, O mundo se despedaça. Marco inicial da literatura moderna de seu país, o livro foi traduzido para mais de quarenta idiomas e vendeu milhões de exemplares em todo o mundo. Impulsionado pelo êxito internacional, Achebe publicou poemas, contos e crítica.
Esta coletânea da vertente ensaística de sua longa carreira reúne textos apresentados em palestras, conferências e homenagens a outros escritores.
Achebe passa em revista momentos decisivos de sua relação com a criação ficcional, a política e a cultura. Ele também discute livros de escritores ocidentais estreitamente ligados aos temas do colonialismo e da diáspora africana: Joseph Conrad, Richard Wright, James Baldwin, entre outros. A crítica do colonialismo europeu e a análise de suas catastróficas consequências perpassam todos os ensaios reunidos, sem contudo impregná-los de pessimismo. Ao contrário, o humanismo incondicional de Achebe aponta possíveis caminhos para a superação dos eternos problemas do continente africano.