O amor, a guerra, os acontecimentos sociais e o poder encantatório da literatura nos versos de um dos maiores poetas do século XX.
O amor, a guerra, os acontecimentos sociais e o poder encantatório da literatura nos versos de um dos maiores poetas do século XX.
Esta edição bilíngue traz cinquenta dos principais poemas desse que é reconhecido como um dos mais importantes autores ingleses do século XX, desde textos escritos em 1927, quando ele primeiro definiu publicamente suas posições estéticas no que ficou conhecido como "O Manifesto de Oxford Poetry", até aqueles que datam de 1973, ano da morte do poeta. O volume procura "abarcar, na medida do possível, as várias fases da obra poética de Auden, que foi um poeta prolífico", conforme declara João Moura Jr., o responsável pela seleção dos textos.
Partindo da experiência do modernismo, Auden soube aproveitar o melhor da contribuição de Ezra Pound e T. S. Eliot, mas afastando-se radicalmente do seu reacionarismo político, para expressar-se numa linguagem extremamente pessoal que nem por isso perde de vista - como Drummond - as grandes questões da época. Além de assinar a tradução de vários poemas, José Paulo Paes escreveu para esta antologia um estudo introdutório sobre a vida e a poética do autor, que conta também com um ensaio magistral a respeito de Auden escrito pelo poeta russo Joseph Brodsky, cujo contato com a obra do inglês foi fundamental.