A partir de quatro vidas que se cruzam numa Londres multiétnica e multicultural, Zadie compõe um vertiginoso romance urbano sobre como encaramos o passado e o que esperamos do futuro.
A partir de quatro vidas que se cruzam numa Londres multiétnica e multicultural, Zadie compõe um vertiginoso romance urbano sobre como encaramos o passado e o que esperamos do futuro.
Neste seu primeiro romance desde o sucesso estrondoso de Sobre a beleza, publicado originalmente em 2005, Zadie Smith volta o olhar para Londres, sua cidade natal, e mais especificamente para o bairro de Kilburn, na região de NW, onde culturas do mundo inteiro se encontram e se transformam, uma zona moldada por sucessivas ondas migratórias. NW segue o passo de quatro londrinos - Nathan, Natalie, Leah e Felix -, conforme eles deixam o bairro de suas infâncias e passam a viver numa cidade tão acolhedora quanto áspera. O enfrentamento com a vida adulta se dará numa Londres que é ao mesmo tempo brutal e bela, complicada e reveladora. E é após um encontro fortuito que esses quatro personagens, vivendo a exata encruzilhada entre quem eram e quem querem ser, vão finalmente enxergar as escolhas do passado se desenrolando no futuro. É Natalie, que se reinventou como uma pessoa de sucesso, mas que assiste a sua vida descarrilhar. Ou Leah, insegura com o prospecto da maternidade. Ou ainda Nathan, preso a um destino infeliz desde os tempos de escola. A complexa topografia da Londres moderna é explorada nesse vívido retrato sobre ambição e apatia, mudança e continuidade e, no limite, sobre as barreiras sociais e pessoais e os modos que encontramos para derrubá-las. Finalista do National Book Critics Circle Award Um dos dez melhores livros do ano segundo o New York Times Livro do ano pelo Wall Street Journal, QG e New Yorker "Uma ousada apropriação de James Joyce, felizmente sem a dificuldade do seu modelo. Como Dentes Brancos, seu primeiro livro, NW é um épico urbano." - Joyce Carol Oates, The New York Review of Books