Um retrato contundente do jornalismo brasileiro, feito por meio de uma investigação inédita sobre como a grande imprensa tratou a ascensão e a queda de Fernando Collor.
Um retrato contundente do jornalismo brasileiro, feito por meio de uma investigação inédita sobre como a grande imprensa tratou a ascensão e a queda de Fernando Collor.
Os bastidores da grande imprensa, os caminhos entre a notícia e o leitor, a transformação da política em notícia: em Notícias do Planalto, o jornalista Mario Sergio Conti mostra quem decide o quê - e como - na grande imprensa brasileira, e para isso analisa de que maneira os principais jornais, revistas e emissoras de TV do país cobriram a ascensão e a queda de Fernando Collor. Uma das principais perguntas que orientam a investigação é esta: até que ponto as relações pessoais, a identidade política com o governo ou o interesse material das empresas influenciam a cobertura política da grande imprensa? Roberto Marinho, Victor Civita, Octavio Frias Filho, Ruy Mesquita, Bóris Casoy, Jô Soares, Alberto Dines, Lilian Witte Fibe, Marilia Gabriela, Ferreira Neto e Paulo Francis são alguns dos nomes que fizeram a trajetória de Collor nos meios de comunicação, desde a construção da imagem do "caçador de marajás" ao afastamento do presidente acusado de corrupção, passando pelas ligações com pessoas como Pedro Collor e PC Farias. Com a experiência de quem gerenciou a produção de notícias, Mario Sergio Conti (diretor de redação de Veja entre 1991 e 1997) adota um ponto de vista pioneiro e faz revelações surpreendentes. Olhando de dentro a imprensa, realiza uma investigação fascinante e, ao mesmo tempo, produz um extraordinário documento sobre um dos períodos mais complexos da história recente do Brasil.
Prêmio Jabuti 2000 de Melhor Reportagem.