As histórias reunidas pela autora inglesa Angela Carter nesse livro traçam um extenso painel do folclore mundial e das tradições narrativas dos mais variados povos. Mas engana-se o leitor que pensa encontrar aqui contos de fadas infantis. Eles foram escritos em uma época em que esse tipo de narrativa não era destinado a crianças, e oferecem ainda um retrato do dia-a-dia no mundo pré-industrializado.
As histórias reunidas pela autora inglesa Angela Carter nesse livro traçam um extenso painel do folclore mundial e das tradições narrativas dos mais variados povos. Mas engana-se o leitor que pensa encontrar aqui contos de fadas infantis. Eles foram escritos em uma época em que esse tipo de narrativa não era destinado a crianças, e oferecem ainda um retrato do dia-a-dia no mundo pré-industrializado.
Durante o início da década de 1990, a escritora inglesa Angela Carter coletou em dois volumes, para a editora Virago, contos de fadas do mundo inteiro, tendo concluído a segunda coletânea pouco antes de morrer. 103 contos de fadas, baseado numa edição póstuma publicada na Inglaterra em 2005, reúne pela primeira vez todas as histórias organizadas por Carter, formando um verdadeiro e extenso painel do folclore mundial e das tradições narrativas dos mais variados povos, do Ártico à Ásia. Mas apesar do nome, há poucas fadas nessas páginas, e o leitor também terá dificuldades em encontrar príncipes encantados e similares. Escritas numa época em que esse tipo de história não era destinado a crianças, as fábulas aqui contidas dão lugar a uma série de tias malévolas, esposas traiçoeiras, irmãs excêntricas e perigosas feiticeiras.
Por terem sido registrados em papel pela primeira vez nos últimos duzentos ou trezentos anos, os contos oferecem - correndo por detrás da trama - um retrato do dia-a-dia no mundo pré-industrializado e um pouco das dinâmicas sociais e outros detalhes que com o tempo se perderam. Mais que isso, na tradição das histórias italianas reunidas por Italo Calvino, esses contos de fadas oferecem um registro precioso de algumas matrizes que posteriormente acabaram assimiladas pela literatura ocidental.
"Um baú de riquezas." - Times Literary Supplement
"Supera os irmãos Grimm, uma seleção mundial de histórias brutais e divertidas." -Observer