O que acontece quando nos reunimos para jantar? Mais do que apenas comer, acredita o historiador Roy Strong, mostrando como os costumes que cercam os grandes jantares espelham de maneira privilegiada a estrutura social.
Apoiado em narrativas literárias e farto material iconográfico, em Banquete, o autor analisa cinco milênios de refeições cerimoniais - dos antigos babilônios aos dias atuais -, tendo como foco aquela que durante séculos foi a principal refeição do dia, o jantar. O tema central é a conexão entre o que acontece às refeições e a estrutura da sociedade, mostrando como o ritual que cerca a alimentação é um teatro no qual se representam de maneira clara a estratificação social e as relações de poder.
Ao mesmo tempo erudito e cheio de curiosidades, esse livro - ilustrado com gravuras e quadros consagrados - reúne todos os ingredientes que contribuem para o fenômeno das refeições cerimoniais e recupera detalhes que ganham significado e desvelam um dos mecanismos sociais mais eficazes da hierarquização em classes no Ocidente.
"Um estudo fascinante e erudito sobre a cerimônia social da refeição, da Grécia Antiga até o século XXI."
Sarah Bradford, Spectator
"Todos nos interessamos pela comida. Mas, para os curiosos da história das refeições, esse é um livro obrigatório."
Alan Davidson, autor de The Oxford Companion to Food