'Um gorila', de Anthony Browne: um livro para primatas 01/06/2021 A pesquisadora Rita da Costa Aguiar analisa o livro ilustrado 'Um gorila', que, como os outros títulos do premiado autor Anthony Browne, oferece muitas possibilidades de leitura
Como é ser professora de educação infantil na pandemia? 24/05/2021 O relato de uma professora sobre os desafios profissionais e pessoais que a acompanharam em um ano de pandemia
Literatura para pensar o mundo 11/05/2021 A pedagoga Inês De Biase reflete sobre o lugar central da literatura desde o início da pandemia e oferece ideias de ações para uma biblioteca escolar virtual
Leia com a sua mãe e crie memórias 07/05/2021 A escritora e ilustradora Patricia Auerbach faz uma homenagem às mães, que, ao ler com os filhos, exercem papel essencial na formação de leitores e boas lembranças
Por que ler se tudo está tão precário? 14/04/2021 A escritora Silvia Oberg reflete sobre a literatura como elemento de permanência e estabilidade na vida de crianças e adultos, depois de mais de um ano de caos e incerteza
Somos todos folclore brasileiro 06/04/2021 Januária Cristina Alves fala sobre 'Cidade Invisível', da Netflix, que traz os personagens do nosso folclore para o século 21 e nos lembra de quem somos, de onde viemos e do imenso caldo cultural que nos amalgamou
“Eu iria embora se pudesse voar”: juventudes invisíveis e a escola 29/03/2021 Lourdes Atié sugere a ressignificação da escola para crianças, jovens e professores vulneráveis por meio da literatura
Hora da 'Recreio', a revista que mudou a literatura infantil brasileira 26/02/2021 Editor da Letrinhas escreve sobre a revista que lançou autoras como Ruth Rocha e Ana Maria Machado
Máscaras e escola – o que podemos refletir? 05/02/2021 Lourdes Atié discute sobre a noção de coletividade que se constrói ao longo da vida escolar: bem mais desenvolvida na educação infantil e sensivelmente apagada nos anos finais
O tempo da pós-mentira 14/01/2021 Se as notícias de jornal parecem ficção, como garantir que os jovens saibam reconhecer o que é verdade? Januária Cristina Alves reflete sobre o papel do diálogo, da diversidade e da inclusão de minorias para a educação de uma geração mais crítica em suas relações com as mídias
O que a Companhia deseja para o seu 2021 30/12/2020 A publisher Júlia Moritz Schwarcz reflete sobre o ano que passou em conexão com os livros e deseja, em nome do grupo editorial, um 2021 de histórias, emoção e fantasia
Ainda dá tempo de ter esperança para 2021? 17/12/2020 Depois de um ano tão difícil, convidamos a socióloga Lourdes Atié a refletir sobre os motivos para crer que 2021 poderá ser diferente na área da educação. Vem sonhar!